11.24.2006

Aluno nota 7.3

Eu sou um cara que gosta das coisas cômodas. Gosto de sossego e de ter tempo livre, bastante tempo livre.
Durante todo o tempo em que estudei, tive que lidar com horários (não que meus pais fossem rigidos, mas sempre me cobravam estudo e empenho, pq segundo eles, eu só fazia aquilo e tinha que fazer bem feito...) abdicar de fazer coisas que eu gostava, brincar com meus amigos,minha irmã, jogar video games ou simplesmente assistir TV, para fazer as toneladas de tarefas que os carrascos da escola primária e secundária me passavam. Só quem estudou em escola particular sente o horror que eu sinto ao ouvir a palavra "Tarefa".
Nunca fui um cara que fazia as tarefas em ordem, e com antecedência. A palavra "Incompleto" sempre figurou nos meus cadernos, junto com vários meio certos e riscos nos espaços que eu deixava naquelas linhas.

Se eu tinha uma prova na segunda feira depois de um feriado que emendou quinta e sexta, podes crer que só abria o caderno no domingo a noite,afinal qual a logica de quatro dias livres em que não se pode aproveitar o tempo?...e não me afundava nos livros, apenas dava uma lida rapida nos pontos, dava uma passada de olho em cima dos exercícios e ia pra aula. Eu sempre fui pra provas, testes e coisas do tipo com a cara e a coragem, e na maioria das vezes isso funcionava, e me rendia uns normais 7.5, bons 8.6 e excelentes 9.0 e 9.5, 10 mesmo so em casos em que eu me interessava pelas materias, sempre em historia ou geografia, e Inglês. Nunca fui de decorebas, sempre fui intuitivo nessas matérias.

Essa tática meio preguiçosa só não funcionava com Matemática. Eu sou completamente avesso a matemática. Praticamente bloqueei isso do meu cerebro, não sei fazer contas de cabeça com a mesma rapidez que a maioria dos seres faz, não me importam as derivadas e estou pouco me fodendo pra raízes quadradas. Logarítimos então, nem sequer sei pra que servem. sempre fui um aluno nota 5 em matemática. Talvez por dois motivos, um que eu não funciono para exatas mesmo. Outro porque eram raros os bons professores de matemática que eu tive nessa vida. quase repeti a sétima serie por conta dos tais produtos notáveis. Que desde aquelas aulas particulares em tristes tardes de Dezembro de 1995 eu nunca mais ouvi falar deles. alguem sabe pra servem esses produtos? eles não são notáveis? blé...

Trabalhos escolares...ah os trabalhos escolares que necessitavam atenção, dedicação e carinho. Folhas de cartolina, cola, tesoura, aqueles papéis coloridos meio asperos. Réguas que vinham com aquelas letras perfuradas que o povo usava pra escrever os titulos. Folhas e mais folhas de almaço que eram recheadas de resumos impessoais. Eu NUNCA fiz um trabalho decente na minha vida de aluno, para o desespero do meu pai, que é um cara muito prático e caprichoso em trabalhos manuais. Eu sempre fui desleixado, fazia tudo na ultima hora e ia sempre de qualquer jeito. No final, nao me importava se ganhasse um 7.3, so bastava te rme livrado daquilo.

O unico projeto legal que eu fiz (ou ajudei a fazer...rs) foi para a feira de ciências do colégio Meireles em são josé dos campos, em 1994. Juntou uma turma legal, eram eu, um pivete chamado Vicente, outro que a gente chamava de Telesp pq tinha orelhas meio grandes (chamava-se eduardo, se não me engano) e um japonesinho meio fresco que não consigo me lembrar do nome, não sei se era Hugo ou Bruno. Falamos sobre o ciclo de vida das mariposas. Pegamos um aquário pequeno, colocamos terra até uma certa altura dele, pusemos mato, um pequeno tronco, pedras, simulamos legal o habitat pro bixo. Eu que arranjei a crisálida,que a gente colocou pendurada no tronco. Ficou bem legal. Fizemos também um cartaz explicando o ciclo do bixo, lembro que meu pai desenhou umas coisas. Isso nos deixou bastante orgulhosos, pq...convenhamos, não eramos os melhores alunos da classe. Eu era o medio pra bom de sempre, O vicente era do tipo "esse nao vai ter futuro" o telesp era bom aluno mas também tinha uns problemas com disciplina, o Japinha era o melhor aluno ali, e a nota maxima dele no ano tinha sido um B- (pq nessa epoca eu estudava em escola do estado...) então, pra esse grupo de largados, fazer uma coisa tão legal era o máximo! A feira seria durante o sabado, eu e o telesp ficariamos a tarde e o Vicente e o Japonês de manhã. quando eu chego lá na feira, vejo o Vicente muito nervoso, ele disse que a crisálida tinha sumido...rs... ele não sabia o que tinha acontecido, se a mariposa tinha nascido durante a noite e voado, ou o gato dele tinha pego (o que era o mais provavel) so sei que ficamos eu e o telesp a tarde toda falando de uma Crisálida que não existia mais...rs, lembro que quando uma menina perguntou onde estava o bixo, eu na maior cara de pau dos meus 12 anos respondi "ah ela está enterrada na terra..."
Mas deu tudo certo, e ganhamos um 9.5, o segundo melhor trabalho da feira, so perdendo pra uma maquete que de uma cidade com uma pequena hidroelétrica que fazia acender umas luzinhas...um dos clichês de feira de ciências...

Nunca fui o CDF apesar de sempre aparentar ser um. Na verdade eu sempre senti um pouco de raiva deles. E também um pouco de pena.
Como eu cresci num bairro afastado e calmo, com bastante espaço pra brincar, eu aprendi a valorizar isso, o tempo livre, o céu azul,o pé descalço na grama, a cabeça livre de preocupações. Sempre tive na cabeça que estudar era preciso pq sabia que um tal de futuro me esperava. Mas não fazia disso o centro da minha vida.
Tenho uma boa formação graças ao colegio que frequentei do prézinho a quarta serie, a melhor escola de caçapava, que meu deu uma base que me sustenta até hoje com certeza. Eles incentivavam a curiosidade, a leitura, as perguntas.
So essa base, já vale muito mais que os nove ou dez que eu deixei de tirar em matematica ou outra matéria chata.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

.. só pra expressar minha identificação com o post. (pra variar...rs)
=**

19:22  
Anonymous Anônimo said...

É, eu tb sempre fui uma aluna 7.5. Principalmente nos meus colégios ruins, que foram a maioria. Não via necessidade de estudar só pra tirar 10! preferia gastar meu tempo fazendo o que quiser, estudar um dia antes e como vc disse, às vezes eu ia bem ainda assim! Muito bom, né? ehehe

E log realmente é inúttil! Humpf! só manifestando minha eterna inconformação! rs
Beijos

00:03  
Anonymous Anônimo said...

Não sei que link foi esse que vc me mandou que eu fiquei três horas procurando onde comentar! ahuhauhau

Até me perdi agora... mas vamos lá..

Engraçado, eu nunca te vi como um cdf, e sim uma pessoa interessadíssima (escrevi certo?) em certas coisas.

Vc sempre me parecer ser o tipo de cara extremamente inteligente, mas com essa inteligência voltada só ao que te interessa e mesmo assim, qnd a preguiça te permite usar (bem) ou seus pensamentos, que no geral.. são um tanto quanto ousados.

Enfim, acho que eu já to viajando aqui.. ahuhauaha

Beijocas amoreco

:**

23:14  

Postar um comentário

<< Home