3.05.2007

Chernobyl

De tempos em tempos eu encacifo com alguma coisa.
as vezes quando não tem absolutamente nada pra fazer na internet eu fico buscando coisas no google ou no Google earth (coisa Linda de Deus) atrás de assuntos interessantes para ler.
Quinta ou quarta feira da semana passada (7 ou 8/3) eu sabe-se lá o porque comecei a fuçar o Google earth atrás de Chernobyl. Da ultima vez que tinha olhado estava em baixa definição, e visto que hoje em dia tem bastante coisa em alta

resolução por lá (caçapava que é bom, Nada!) fui dar uma sacada. Mas porque eu fiz isso afinal?
Bom primeiramente porque eu sou um curioso nato, e depois porque sou um pouco fascinado por "Arqueologia Militar" termo que descobri esses dias pra falar a verdade, mas eu já era fascinado por isso antes de sabe ro nome disso.. (hehehe).
A Região da Usina de Chernobyl esta com uma resolução perfeita atualmente (coordenadas pra quem tem o Google Earth - 51°23'21.41"N 30° 6'8.89"E ) então eu comecei a fuçar a região em busca de alguma coisa interessante.
Com isso veio a curiosidade de saber mais sobre o desastre, e então eu comecei a ficar "fascinado" com tanta informação sobre isso, Li relatos de gente que esteve lá na epoca do acidente, pessoas que ajudaram na "limpeza" e de pessoas que retornaram lá, 20 anos depois Da tragédia.
Mas antes da tragédia nuclear que mudou completamente os Rumos da economia na Ucrânia e a maneira do mundo pensar em Energia Nuclear, o que mais me chamou a atenção nisso é a grande tragédia Humana acontecida na cidade de Pripyat, a tres quilometros da usina, a cidade que servia de moradia para os trabalhadores e suas familias.
Pripyat era considerada modelo da prosperidade soviética, uma cidade bela, organizada, o lugar ideal para se viver naquela epoca, segundo os moradores.
Após o acidente, Pripyat teve que ser evacuada as pressas, 50000 pessoas tiveram que deixar a cidade sem levar nada, pois tudo o que estava lá, inclusive eles, estava contaminado. Horas antes a vida corria normal em Pripyat, crianças brincavam nas ruas, e os moradores se preparavam para a comemoração do 1º de maio soviético.

Vista Geral de Pripyat, a cidade abandonada

Como nada na cidade pode ser levado, ou sequer tocado após o incidente, tudo está como estava naquele 26 de abril. É como se o lugar estivesse congelado naquele dia. o 1º de maio nunca chegou, a Roda gigante que seria inaugurada no dia das festividades, nunca chegou a ser usada, e é um marco, refletindo a inocência perdida em Pripyat. A roda gigante continua de pé até hoje, mantendo o Amarelo vivo de suas cabines.

A Roda Gigante, que nunca chegou a ser usada, e nunca será.


Mas a vida nunca mais retornará a Pripyat, uma cidade fantasma, aonde o silêncio é tão intenso que se torna insuportável, aonde a radioatividade em niveis elevados torna-se uma lenta, silenciosa e letal ameaça.

Acabei encontrando um Blog (http://www.iaea.org/blog/Press/), de uma pesquisadora que visitou Pripyat junto com um ex morador,Dmitri Malinovskiy que na epoca do acidente era um adolescente.
Os relatos dele refletem o quanto a população da cidade era alheia ao que estava acontecendo. Crianças subiam nos prédios mais altos para ver melhor a nuvem toxica que subia do reator 4 em chamas, sem ter idéia alguma do risco que corriam, somente horas depois a cidade foi evacuada, e mesmo assim, seus habitantes não sabiam da real situação
“Eles nos disseram que teriamos que deixar a cidade por um dia ou dois. Eu nunca mais tive permissão pra voltar pra minha casa". Lembra Dmitri.

Dmitri Malinovskiy na sacada de seu antigo apartamento em Pripyat


Outra ex Moradora de Pripyat, Ana Rudnik diz da beleza do lugar : "Perdemos o amado lar da nossa família, onde nascemos e crescemos. Era um lugar lindo, coberto de flores e campinas, com lírios-aquáticos no riacho. Na floresta, havia uma abundância de frutinhas e cogumelos."
Hoje há uma zona de exclusão num raio de 30Km a partir da usina, aonde vivem somente alguns teimosos moradores que se recusam a deixar a região. Ao Todo 135.000 pessoas tiveram que ser retiradas dali.

O Governo Soviético só confirmou a tragedia para a comunidade internacional 18 dias depois do acontecido, quando a nuvem radioativa já pairava sobre Japão e Estados Unidos.
Eles não estavam prontos para conter um acontecimento desse porte, e com consequências que poderiam levar anos para começar a aparecer.
Outra tragédia humana envolve os chamados "Liquidators",jovens soldados recrutados a força para fazer a limpeza pesada no reator, retirar restos de combustivel nuclear que tinha sido depositado no telhado da usina na explosão.
Não poderiam ser usados robôs, pois os altos indices de radioatvidade os danificavam, então essa medida de emergência foi tomada para efetuar essa limpeza. Embora muitos homens fossem usados nesse trabalho, fazendo revezamentos a um curto espaço de tempo, a contaminação era tão grande que a grand emaioria desses homens viria a falecer meses, dias...horas depois. assim como os pilotos dos helicopteros que ajudaram no trabalho, depositanto toneladas e toneladas de concreto e ferro para tentar conter a emissão de gases toxicos.


Video Feito pelo Cineasta Vladimir Shevchenko mostrando os trabalhos de contenção logo após o acidente. Vladimir Morreu semamas depois, devido a exposição a altos indices de radioatividade.


Eu era muito novo para me lembrar da época do acidente em Chernobyl, mas eu cresci lendo artigos cientificos, numa epoca de mudanças. Lembro que muito se falava de Energia Nuclear e seus perigos. Chernobyl era um assunto recorrente em revistas como superinteressante. Mas eu não consigo me focar no que isso representa em âmbitos economicos, politicos ou até mesmo tecnologicos. Eu me foco sempre no lado humano dessas tragédias. Para mim a Dor de uma familia que perdeu tudo, sem ter a chance de reaver nada é muito maior e mais relevante do que o orgulho ferido da União Soviética, que tombaria anos mais tarde.as milhares de Crianças que desenvolveram algum tipo de câncer por causa da exposição a radioatividade, é mais importante do que qualquer necessidade de qualquer estado.

O que se aprendeu com isso tudo? Óbvio que hoje em dia a segurança é bem maior, assim como a tecnologia, mas Chernobyl foi um erro humano. Por mais que alguns defendam que o reator nasceu com um projeto errado, mas isso também é um erro humano.

Energia Nuclear é uma ideia errada. Agressiva e instavel. E o ser humano passivel de falhas.
Chernobyl continuará sendo uma ameaça por 100.000 anos. que consequencias traria ao mundo, uma nova tragédia nessa dimensão?






Coisas interessantes:

http://www.strahlendeorte.de/ - Projeto de dois Grafiteiros que usaram os Muros abandonados de Pripyat para expressar o sofrimento das vitimas. (ingles)
http://www.jblog.com.br/chernobyl.php - blog de uma Brasileira que esteve em Pripyat.
http://www.iaea.org/blog/Press/ - Blog de uma pesquisadora. Varias fotos e muitas entrevistas com personagems da tragédia. (Inlges)
http://www.energiatomica.hpg.ig.com.br/chernobylp96.htm - Para entender o acidente.

E esse assunto me tocou tanto que me inspirei a fazer essa arte.
Trata-se do fantasma da inocência perdida em Pripyat. Essa roda gigante que nunca chegou a ser usada para mim representa esse sentimento.


5 Comments:

Blogger Mikaylla said...

(Fazia tempo que eu não visitava teu blog...)
Lindo isso!

17:13  
Anonymous Anônimo said...

Viva, gostei bastante do teu comentário sobre a Usina de chernobyl, estou a ler factos e testemunos, estou chocado! aquela roda gigante. Na verdade até estou a jogar S.T.A.L.K.E.R. que retrata um pouco esse acontecimento. Abraço

brunorike@msn.com

10:29  
Anonymous Anônimo said...

muito legal mesmo

10:18  
Anonymous Anônimo said...

"Primeiramente bom dia mas muito , muito bom mesmo teu trabalho eu tambem a algumas semanas venho vendo todo o tipo de assunto a esse respeito pois sou um mero trabalhador brasileiro mas que mergulho a fundo em algum assunto que me atrai a atenção busco ate detalhadamente tudo ,mas tudo para poder assim ficar , digamos ciente de real situação lendo,vendo relatos,pesquisando ja vi e obtive um enriquecido assunto sobre o CESIO 137 de Abadia de Goiás e como aconteceram assas catastrofes como agiram na epoca as consequencias durante esse tempo e hoje na atualidade , Pois tenho um fascinio com grandes acontecimentos da historia . sendo elas muito boas de serem lembradas e tambem as ruins que não podem ser esquecidas ................................ att > RGG

11:19  
Anonymous Karol Son said...

Lindo, lindo! Parabéns pela matéria! É impossível não ficar emocionalmente abalado, triste e fascinado ao mesmo tempo com a história de Chernobyl e Pripyat, pesquiso muuuuuuito sobre isso todos os dias.. Um dia ainda irei lá ver de perto esse lugar..

17:31  

Postar um comentário

<< Home